Escalas de impressão

Você concluiu a modelagem tridimensional, gerou todas plantas cortes e elevações para o projeto, e agora vem a dúvida: Em que escala estão os desenhos?

            Plantas

Os desenhos estão em escala natural ou 1:1. Se você utilizar a ferramenta Distância Distância entre dois pontos para a medir a espessura de uma parede de 15 cm e o projeto configurado para centímetros, irá obter 15 unidades.

O que vai determinar a escala com que os desenhos serão impressos são as configurações que você escolher no momento de realizar a impressão.

  • Clique sobre o ícone Imprimir Imprimir... localizado na barra de título para acessar o Gerenciador de impressão;

                Gerenciador de impressão
                Gerenciador de impressão mostrando a previsão da folha que será impressa

  • Clique sobre o botão Configurar impressão Configurar impressão... para selecionar a impressora e o tamanho da folha;

                Propriedades de impressão
Caso não tenha nenhuma impressora de grande formato instalada, ou seu objetivo seja criar arquivos PDF para impressão em outro local, recomendamos a leitura do artigo Criando arquivos PDF que explica como instalar uma impressora virtual para criação de arquivos nesse formato.
  • Pressione o botão Capturar Capturar e em seguida indique no desenho dois pontos para os cantos do retângulo para especificar a região do desenho que deverá ser impressa;
  • Indique a escala de impressão desejada no controle do menu Escala;

    Escala de impressão

Caso você indique a escala de impressão 1:1 em uma folha em formato A1, a impressão mostrará as paredes em tamanho real, com 15 cm de espessura, conforme a imagem abaixo.

            Impressão 1:1
            Exemplo de impressão na escala natural 1:1 em uma folha em formato A1

            Detalhe 1:1
            Detalhe da impressão com a parede medindo 15 cm

A menos que possua uma impressora de formato gigante, imprimindo na escala 1:1, você deverá obter apenas uma fração do projeto impresso na folha. Por isso, utilizamos escalas, para permitir que os projetos sejam impressos em tamanhos menores, facilitando ainda a visualização e o manuseio no local da obra.

Para projetos arquitetônicos, as escala mais comuns são 1:50, 1:75 e 1:100. Também podem ser usadas escalas menores para plantas de Implantação, representação de terrenos, mapas e loteamentos.

Agora, indicando a escala de impressão 1:50 na mesma folha A1, esse será o resultado:

            Impressão 1:50
            Exemplo de impressão na escala 1:50 em uma folha em formato A1

Quando você configura a impressão para a escala 1:50, está informando ao sistema que quer a impressão em um tamanho 50 vezes menor que o real. Isso significa que um objeto que possua 50 cm no projeto, deverá ser impresso na folha com apenas 1 cm, e uma parede com 15 cm de espessura deverá ser impressa com 3 milímetros.

Adicionando a prancha

Vamos desenhar no projeto o contorno de uma folha no formato A1 em tamanho natural. As medidas são 841 x 594 milímetros, ou 84.1 x 59.4 centímetros. Essa folha servirá de base para o desenho da prancha com o carimbo.

  • Clique sobre o botão Retângulo Retângulo na guia DESENHO;
  • Indique o ponto para o primeiro canto da folha;
  • Agora digite @84.1,59.4 e pressione a tecla <ENTER> para indicar as distâncias relativas até o outro canto.

                Desenho da prancha

Veja como ficou o contorno da folha A1 inserida no contexto do projeto:

            Desenho da folha em comparação com o projeto

A estratégia que utilizamos agora é aumentar o tamanho da folha tantas vezes quanto a escala que pretendemos usar para a impressão, pois quando for impressa retornará ao tamanho original.

Por exemplo, se vamos imprimir na escala 1:50, aumentamos a prancha em 50 vezes. Se vamos imprimir na escala 1:100, aumentamos 100 vezes. Isso permitirá que os desenhos fiquem na escala natural 1:1, independente da escala que você escolher para imprimir, facilitando a edição do projeto caso seja necessário modificá-lo posteriormente, pois não há a necessidade de realizar conversões. O tamanho da prancha que muda para se adequar a escala.

Agora, conclua o desenho da sua prancha, adicionando o carimbo, seu logotipo e demais informações necessárias. Para aumentar o tamanho da prancha, utilize o comando Escala da Barra de deslocamentos:

  • Selecione todos os objetos da prancha;
  • Na barra de Deslocamentos, ajuste o controle Fator de escala para o número referente a escala que pretende imprimir;
  • Clique sobre o botão Escala Escala ao lado para ativar o comando.

            Prancha com fator de escala
           Contorno da folha aumentada 50 vezes para ser impresso na escala 1:50

Você pode desenhar sua prancha ou importar a que já usava em outro sistema CAD, então ajuste o tamanho para a escala desejada. Opcionalmente, o ArchiStation vem com pranchas prontas para serem utilizadas nas coleções de blocos "2D-Planta Escala 1:100" e "2D-Planta Escala 1:50" nos formatos A0, A1, A2, A3 e A4, para serem impressas nas escalas 1:50 e 1:100. Você poderá editá-los e personalizá-los.

            Blocos de pranchas
            Coleções de blocos de pranchas prontos do ArchiStation

Basicamente, depois de gerar os desenhos de planta baixa, cortes e elevações, você deve selecionar a coleção de blocos de prancha na escala que deseja imprimir, 1:50 ou 1:100, selecionar o formato da folha e arrastar para o desenho. Quando for imprimir, indique a escala da prancha que selecionou.

Ao imprimir o projeto, todos os desenhos ficarão na escala indicada para a impressão, e a prancha voltará ao seu tamanho original.

            Impressão final
            Projeto impresso com desenhos em escala 1:50 em uma folha A1 usando uma prancha padrão da biblioteca

Mas eu preciso de um desenho com escala diferente dos demais?

Você montou a prancha para ser impressa na escala 1:50, mas quer que o desenho da Cobertura, por exemplo, seja impresso na escala 1:75

Para ajustar a escala de um desenho com escala diferente dos demais existentes no projeto, você poderá utilizar a ferramenta Conversor de escalas.

  • Crie a o desenho da Planta de Cobertura usando o comando Cobertura localizado na guia GERAR;
  • Altere para o modo Pranchas e posicione o desenho fora da folha;

                Planta de cobertura

  • Cote o desenho da Planta de cobertura;
     
    Observação: É importante criar as cotas antes de realizar a conversão da escala, pois as cotas serão atualizadas automaticamente para o novo estilo de cotas criado para a escala indicada.
  • Selecione todos os objetos da Planta de Cobertura e clique sobre o comando Conversor de escalas Conversor de escalas localizado na guia FERRAMENTAS.
  • Configure o controle Da escala para 1:50, a escala em que se encontra o desenho, e o controle Para a escala para 1:75, a escala desejada para o desenho.

                ConversorDeEscalas

  • Pressione OK para executar a conversão. Será calculado o fator de escala necessário para redimensionar os objetos selecionados para a escala indicada. As cotas também serão atualizadas com novos estilos.
  • Finalize posicionando a Planta de cobertura no local desejado no interior da prancha.

                Planta de cobertura
                Planta de cobertura na escala 1:75 dentro de uma prancha configurada para impressão em 1:50

Os textos e apontadores das cotas estão pequenos?

Você poderá editar os estilos de cotas para aumentar ou diminuir o tamanho dos textos e apontadores das cotas.

  • Acesse o gerenciador de Estilos de cotas

                Estilos de cotas
                Acessando o gerenciador de Estilos de cotas

  • Selecione o estilo de cotas que pretende modificar;
  • Configure o estilo e tamanho do texto, e estilo e tamanho dos apontadores conforme o desejado.

                Configuração dos estilos de cotas
                Configuração dos estilos de cotas

Impressão em tamanhos especificados

Quero uma foto impressa no tamanho 25x20 cm? Como devo fazer?

  • Desenhe um retângulo no projeto com as medidas desejadas para a impressão. Clique sobre o comando Retângulo Retângulo na guia DESENHO, indique um ponto inicial no projeto e em seguida digite @25,20 e pressione a tecla <ENTER>.

Observação: O sinal @ indica um deslocamento relativo, para saber mais acesse a Ajuda do ArchiStation pressionando <F1>.

Bom, já temos o tamanho da foto. Mas quando for impresso, o retângulo ficará 50x menor se for impresso na escala 1:50, ou 100x menor se impresso na escala 1:100.. Então precisamos aumentar seu tamanho de forma que ao ser impresso retorne ao tamanho desejado.

  • Selecione o retângulo que acabou de criar.
  • Configure o controle Fator de escala localizado menu Deslocamentos para o valor da escala de impressão que pretende usar. Por exemplo, se a impressão será feita na escala 1:50, use o fator 50, se for 1:100, use o fator 100.

            Deslocamentos
            Menu deslocamentos

  • Pressione o botão Escala ao lado para executar a transformação de escala.
  • Adicione a foto no desenho utilizando o comando Inserir figura Inserir figura.
  • Ajuste os cantos da figura para coincidirem com os cantos do retângulo.
  • Posicione a figura no local desejado e imprima a imagem.


Tópicos relacionados: